European Pharmacopoeia - Farmacopeia Europeia

European Pharmacopoeia (Ph. Eur.) 10th Edition - Farmacopeia Europeia 10ª edição

A Farmacopeia Europeia é uma obra de referência única para o controle de medicamentos nos Estados signatários da Convenção sobre a sua elaboração qualidade.
Os padrões oficiais publicados fornecem uma base jurídica e científica para o controle de qualidade durante os processos de desenvolvimento, produção e comercialização.
Dizem respeito à composição qualitativa e quantitativa e aos testes a realizar em medicamentos, nas matérias-primas utilizadas na produção de medicamentos e nos intermediários de síntese. Todos os produtores de medicamentos e / ou substâncias para uso farmacêutico devem, portanto, aplicar esses padrões de qualidade para comercializar seus produtos nos estados signatários da Convenção.
A Farmacopeia Europeia é amplamente utilizada internacionalmente. Como a globalização e a expansão do comércio internacional apresentam uma necessidade crescente de desenvolver padrões globais de qualidade para medicamentos, a Comissão trabalha em estreita colaboração com todos os usuários da Farmacopeia em todo o mundo.

A 10ª edição em resumo:

  • Legalmente vinculativo em 39 países europeus e aplicado em mais de 120 países em todo o mundo.
  • Fornece textos novos e revisados.
  • Fornece informações cruciais para os mercados europeus antes de qualquer outra farmacopeia.
  • A 10ª edição (incluindo o Suplemento 10.6) contém 2455 monografias (incluindo formas de dosagem), 382 textos gerais (incluindo monografias gerais e métodos de análise) e cerca de 2860 descrições de reagentes.

Lançamento inicial e atualizações:

A 10ª Edição do Ph. Eur. foi lançado em julho de 2019 e será atualizado com oito suplementos periódicos nos próximos três anos (10.1 a 10.8).

Disponível nas versões impressa e eletrônica:

  • Versão impressa: a 10ª Edição consiste em três volumes iniciais (10.0) complementados por oito suplementos não cumulativos (10.1 a 10.8). Para comodidade dos usuários, o acesso direto a informações complementares ("Knowledge Database" ou Banco de Dados de Conhecimento) está incluído para cada monografia e capítulo geral por meio de um código de matriz de dados. Disponível em inglês ou francês, a versão impressa contém uma chave de assinatura (código EPID) que permite o acesso a arquivos online.
  • Versão eletrônica:
    • versões totalmente cumulativas, bilíngues (inglês e francês), com novidades e acesso direto a informações complementares ("Knowledge Database" ou Banco de Dados de Conhecimento);
    • acesso ao site da Farmacopeia Europeia Online a partir de todos os sistemas operacionais comuns recentes (compatível com tablets e smartphones);
    • um aplicativo totalmente compatível com os sistemas operacionais Windows e Linux recentes;
    • Duas opções de instalação para cada licença eletrônica: acesso individual ou compartilhado (uma opção a ser escolhida):
      • uso individual: instale o aplicativo em um computador e em um pendrive, para uso online ou offline e fácil acesso portátil ou em ambientes onde a utilização do livro ou do site não seja possível ou prática;
      • uso compartilhado: instale o aplicativo em um computador ou pen drive, para uso online ou offline, por exemplo, para acesso não nominativo em bibliotecas universitárias ou laboratórios.